O Dia Mundial do Sorriso assinala-se a 28 de abril.
Este dia internacional do sorriso foi criado em 1963 por Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets. Ball é o criador da imagem do smiley, reconhecida internacionalmente.

Sabe quais são os benefícios de sorrir?

Sorrir é benéfico par ao coração: Uma pesquisa na Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), afirma que o riso pode reduzir o risco de doenças cardíacas. A equipe separou dois grupos de pessoas que tinham sofrido um ataque cardíaco e estavam sob cuidados médicos. O primeiro grupo assistia a vídeos de humor durante 20 minutos, todos os dias.

Após um ano, esse grupo apresentou uma queda de 66% da proteína C-reativa, que é um marcador da inflamação e do risco de problemas cardiovasculares. A queda dessa substância no outro grupo foi de apenas 26%. Como conclusão, as pessoas que riram mais tiveram o risco de problemas cardíacos reduzido significativamente. 

Sorrir pode aumentar os níveis de colesterol bom no sangue: A pesquisa foi realizada pela mesma faculdade que descobriu que o sorriso faz bem ao coração. O grupo que participou do estudo, foram estimulados a dar boas gargalhadas. O estudo durou um ano. Perceberam que o grupo elevou seus níveis de HDL, o bom colesterol, em até 26% contra 3% do grupo que não foi estimulado a sorrir todos os dias por 30 minutos.

Rir diminui a pressão arterial: Esta descoberta foi feita no estudo conduzido pela escola de medicina da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos. As risadas fizeram com que o fluxo de sangue aumentasse 22%, reduzindo a pressão arterial.

Sorrir aumenta a absorção de oxigênio pelos pulmões: Segundo a especialista em terapia do riso Conceição Trucom,  o ato de sorrir ajuda a inalamos mais ar e, com isso, a expiração também fica mais forte. “Com maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é rapidamente eliminado, promovendo uma limpeza ou desintoxicação”. Resumindo, rir além de  limpar os seus pulmões e ainda os deixa mais fortes!

Rir ajuda na digestão: Segundo a psicóloga Fátima Niemeyer, da Sociedade Brasileira de Psicologia, os músculos que são mais estimulados quando rimos são os abdominais. O provoca uma espécie de massagem no sistema gastrointestinal, melhorando a digestão.


Rir ajuda na circulação do sanguínea: O ritmo cardíaco é acelerado quando sorrirmos. “Quando a pulsação aumenta, o sangue circula mais intensamente no organismo, o que aumenta a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos“, afirma Fátima.

Sorri diminui o estresse: Isto porque “durante uma sessão de gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina – hormônios do estresse – diminuem”. O cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que proporciona o relaxamento.

Sorriso faz bem para a pele do rosto: Sorrir ajuda a combater as tão temidas rugas. Os movimentados durante o sorriso servem como um exercício para os músculos o que faz propícia um esticamento da pele facial retardando o aparecimento de rugas.

Gargalhar é tão saudável quanto exercícios físicos: Isso foi o que identificou um estudo feito pela Universidade de Loma Linda Isso porque a gargalhada estimula a circulação, produz endorfina e também movimenta os músculos, não só da face, mas também do abdômen, pernas, braços e pés.

Sorrir melhora o bom humor: Além do bom humor, o sorriso aumenta a autoestima e o alto astral. Para pessoas que estão com problemas de saúde, pode ajudar a diminuir o sofrimento da internação e deixar as pessoas mais confiante.

Além de todos estes benefícios, o sorriso encurta a distância entre as pessoas e torna o mundo a sua volta ainda melhor.

28-04-2015
Mais Notícias
HOME
A CLÍNICA
ESPECIALIDADES
EXAMES
ACORDOS
NOTÍCIAS
CONTACTOS