Dia Mundial do Coração é comemorado a 29 de setembro.

O coração é um dos órgãos vitais do corpo humano, formado por tecido muscular, sendo o responsável por bombear o sangue por todo o corpo.
O objetivo deste dia é o de lembrar a importância deste órgão e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável, sensibilizando a população sobre os riscos das doenças do coração, que podem ocorrer em qualquer idade, aproveitando a oportunidade para fazerem escolhas saudáveis para o coração, onde quer que vivam, trabalhem ou se divirtam, ajudando-as assim reduzir o seu risco cardiovascular e daqueles que estão à sua volta.

Comemora-se este dia, tendo sido delegada na F.P.C. (http://www.fpcardiologia.pt) a sua organização e dinamização no nosso país.

Uma Curiosidade
O coração tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 340 gramas. Apesar do tamanho pequeno, em apenas um minuto o coração é capaz de bombear 5 litros de sangue para todo o corpo, sendo que a média de batimentos é de 72 por minuto.

Doenças do Coração

De acordo com a Organização Mundial da Saúda (OMS), as doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil, sendo que as mais comuns são infarto, doença vascular periférica, acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita, podendo ser originadas de má alimentação, falta de exercícios físicos, entre outros fatores. Outras doenças que podem ser fatais estão relacionadas ao surgimento de hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, bem como altos níveis de colesterol no sangue.

Como melhorar a saúde do seu coração

Assim como qualquer órgão do corpo, o coração será saudável se o corpo também for, assim manter hábitos saudáveis com certeza vão trazer benefícios para o coração, porém existem algumas dicas para ajudar a melhorar a saúde do seu coração e evitar ou amenizar as doenças relacionadas a ele.

Prática de Exercícios Físicos: como todos sabemos contribui para o fortalecimento do coração, aumentando a circulação, diminuindo a pressão arterial, e por consequência deixando o coração mais forte e diminuindo o seu esforço para manter a circulação sanguínea.

29-09-2015